Plano de parto - Saiba mais!


Você sabe o que é um Plano de Parto?


O plano de parto é uma lista de itens relacionados ao parto que você pretende ter ou deseja evitar e é uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) que as gestantes tenham um. Inclui o local onde você terá seu bebê, quais pessoas estarão presentes, quais procedimentos médicos serão aceitos e quais você optou por evitar. Pode ser uma carta (este preferencialmente para equipes que já estão envolvidas com a humanização do parto) ou um "documento" onde você diz tudo o que você QUER e tudo o que você NÃO QUER que seja feito com VOCÊ durante todas as fases do trabalho de parto e como gostaria que SEU FILHO fosse cuidado após o nascimento. Na verdade a ideia principal do plano de parto é propiciar uma maior reflexão e compreensão sobre o trabalho de parto/nascimento em si. É um exercício que tem como objetivo ajudar a definir aquilo que é importante para você e seu companheiro, e com esta informação em mãos, fazer com que esteja mais informada/preparada para conversar com seu cuidador (médico, enfermeira, obstetriz). Não se trata, portanto, de uma lista de ordens, mas de um ponto de partida para o diálogo com o seu cuidador e com a instituição escolhida para o parto.

O plano de parto é um método eficaz para garantir que seus desejos quanto a todos os processos envolvidos (incluindo os cuidados com o bebê, pessoa mais frágil e a única que é completamente dependente das decisões de terceiros) não sejam esquecidos, já que no momento você tenderá a agir sob fortes emoções, e com certeza não será o momento ideal para pensar e decidir tudo ali, no calor do momento. Até porque, o ideal é que você possa pesquisar ANTES sobre esses procedimentos/protocolos da instituição/equipe, ver para que serve cada um, quais são as opções alternativas a eles e optar pelo que mais lhe parecer prudente. Isso também é o que chamamos de escolha informada, consciente.

Vamos lá então? É simples. Não tem mistério!

Uma dica pra você saber por onde deve começar é se informar sobre os protocolos da instituição onde você terá seu filho e/ou da equipe obstétrica que irá te acompanhar.

Então pra não ficar tudo embolado é só "começar pelo começo" (rs), -> trabalho de parto -> parto/nascimento/cesárea -> pós parto imediato/recepção e cuidados com o recém nascido. Vale lembrar que no seu plano de parto devem conter também seus desejos para o momento da cesariana, para quando não for possível dar continuidade ao trabalho de parto, mesmo assim esse momento não precisa ser tão "violento", tem como suavizar isso com medidas bem simples como diminuir a intensidade do ar condicionado da sala de cirurgia, garantindo assim que o bebê não saia do quentinho do útero para um ambiente totalmente gelado, entre outras coisas.

Agora que você já sabe o que é plano de parto, corre pra fazer o seu, mas capricha! Deixa tudo beeem detalhado e não se esqueça que os cuidados com o seu filho após o nascimento é de suma importância e que esses primeiros cuidados são uma ótima maneira de mostrar todo o amor e respeito que você sente por ele! Leve pro seu cuidador e conversem abertamente, de maneira franca, sobre o que você espera e deseja para esse momento tão importante.

LEMBRE-SE: você tem o direito de participar das decisões que envolvem seu bem estar e o do seu filho. Você tem o direito de saber exatamente os benefícios e prejuízos que cada procedimento, exame ou manobra médica pode provocar a você e/ou ao seu filho.

Se você tem uma amiga grávida, não deixe de contar pra ela o que é um plano de parto. Se você já fez o seu, deixe uma dica para as gestantes que ainda não fizeram nos comentários.

Imagem: google imagens

#planodeparto #doula #educadoraperinatal #riodejaneiro #rj #alineamorim #vbac #vba3 #partonosus #partonormal #partonatural #partohumanizado #cesárea #partonormalapóscesárea #cuidadoscomorecémnascido #cuidados #recémnascido #mãe #gestante #gravidez #gestação #amamentação #puerpério #maternidade #nascimento #intervenções #birth #consultoria #parto #doulalife #relatodeparto #VidaDeDoula #BirthLovers #pósparto #rotina #fotografiadeparto #vitaminak #bebês

5 visualizações

PROCURE NESTE SITE

  • Facebook Aline Amorim Doula
  • Instagram - Aline Amorim Doula