O que é pico de crescimento e salto de desenvolvimento?


Picos de crescimento

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê.Períodos comuns deste “picos de crescimento” ocorrem por volta dos:

7-10 dias 2-3 semanas 4-6 semanas 3 meses 4 meses 6 meses 9 meses (mais ou menos)

Saltos de desenvolvimento

O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim às vezes dão uma acelerada, outras vezes fica mais devagar etc. Existe um livro holandês que contém toda a cronologia destes saltos. O livro diz que o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho… O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE.Então, nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior. E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade.

Acho que deve haver uma certa variação entre bebês, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:

*05 semanas / 1 mês *08 semanas /quase 2 meses *12 semanas /quase 3 meses *19 semanas /4 meses e meio *26 semanas /6 meses *30 semanas /7 meses *37 semanas / 8 meses e meio *46 semanas / quase 11 meses *55 semanas / quase 13 meses *64 semanas / quase 15 meses *75 semanas / 17 meses

Resumindo: paciência, amor, carinho, paciência, amor, carinho... Vai passar, vai passar, vai passar!

#picos #saltos #desenvolvimento #crescimento #bebês #alineamorim #doula #educadoraperinatal #riodejaneiro #rj

29 visualizações

PROCURE NESTE SITE

  • Facebook Aline Amorim Doula
  • Instagram - Aline Amorim Doula