Doulas não são mágicas!



Tradução livre por Camilla Mendes, do texto de Alice Turner, publicado originalmente em seu site: http://100percentdoula.com/.

Estou percebendo que cada vez mais pessoas estão familiarizadas com o termo “doula”. E isso é tão animador! Mas, ainda percebo que muitas pessoas não sabem o que uma doula faz ou sabem os benefícios reais de ser acompanhado por uma. Eu até já tive clientes prontos para me contratar como sua doula, mesmo sem saber por qual motivo eles queriam uma doula ou quais seriam minhas funções neste papel. Conforme educamos nossos clientes e tentamos vender nossos serviços é importante que deixemos bem claro o papel de uma doula e os benefícios de ser acompanhado por uma. Neste sentido, acredito que seja mais fácil começar respondendo O QUE UMA DOULA NÃO É.

Doulas não são mágicas Sim, em muitos momentos eu me senti mágica. Eu lembro de sugerir uma posição para a cliente que levou a uma provável rotação do bebê e em seguida uma rápida dilatação. Uma vez também sugeri que uma cliente exausta fosse para o chuveiro e logo depois ela sentiu os puxos. Mas estas experiências positivas não foram resultado de poderes mágicos. Eu tive ideias que funcionaram tão bem que me pareceram mágica. Eu sugiro especial cuidado com a ideia de que doulas podem fazer mágica. Nossas clientes não devem ter a falsa expectativa de que nós podemos a qualquer momento criar resultados dramaticamente positivos na sala de parto. Haverá momentos em que estaremos apenas supondo e tentando. Haverá momentos em que nós não saberemos realmente o que fazer. Haverá limites que todas nós enfrentamos e desafios que até a experiência de habilidades de uma doula não podem superar.

Doulas não são guardiãs As pesquisas mostram que as doulas podem diminuir a necessidade de intervenção médica e o uso de medicamentos para dor. Elas podem até diminuir a chance de uma cirurgia cesariana. Mas doulas não podem proteger suas clientes de tudo de negativo que pode acontecer em um parto. Se as clientes estão acompanhadas de uma equipe que não gostam, ou parindo em um local que não supre suas necessidades e desejos, não há muito o que uma doula possa fazer para resguarda-la. Nós não podemos proteger nossas clientes de cuidadores rudes, desrespeitosos ou que ignoram a vontade da cliente. Nós não podemos protege-las das políticas e regras do hospital em suas dependências de parto. Se você ouvir uma doula usando frases como “Eu disse ao médico” ou “Eu não deixei a enfermeira” então esta doula está portando-se como uma guardiã. Eu não considero uma sábia escolha. Nosso papel é dar suporte. Não só não devemos falar pelas nossas clientes, como não devemos dar às nossas clientes a falsa ideia de segurança, e de que vamos protegê-las de experiências negativas. Nós somos guias e não guardiãs.

Doulas não são amuletos da sorte Não adoraríamos todas sermos consideradas como amuletos da sorte. “Nos contrate e você terá muita sorte durante o parto”. Infelizmente, não é o caso. Nós possuímos uma gama de habilidades e experiência que normalmente são muito benéficas para as clientes que acompanhamos. Mas, eu me preocupo quando as clientes acham que a mera presença de uma doula é o suficiente para fazer com o que o parto delas transcorra bem.

A doula não pode servir para aparar e reparar tudo que pode acontecer de errado durante um parto. Se nossas clientes escolherem parir em um local que não apoia as suas escolhas, a doula não será uma rede de proteção que segurará desfechos negativos. Se nossas clientes escolherem estar com 3 ou 5 médicos com os quais elas não gostam de estar, a doula não servirá de rede de segurança para protege-las de lidar com um cuidador que não concorda com ela durante o parto. Algumas vezes vi clientes que enxergavam suas doulas como suas redes de proteção e erroneamente sentiam que não precisavam se preparar para o parto. Nesses casos elas podem achar que não precisam de educação perinatal ou cursos sobre parto pois possuem uma doula. Elas podem também evitar fazer perguntas delicadas para seus cuidadores pois possuem uma doula. Nós não queremos que as clientes deixem de se preparar para o parto apenas contando com a presença da doula.

O que são as doulas e quais benefícios elas trazem Essa é a questão que eu acho que nós deveríamos estar respondendo em nosso material comercial, sites e informações presenciais. Vamos ser super claras sobre o que fazemos e desfazer mitos e enganos sobre o nosso trabalho. Sermos claras sobre o nosso papel trará também o benefícios de ajustar as expectativas das nossas clientes e prepará-las para uma relação saudável.

Fonte: http://100percentdoula.com/

#doula #riodejaneiro #alineamorimdoula #aliceturner #alineamorim #partohumanizado #partonormal #partonatural #RJ #cesárea #nacimento #birth

4 visualizações

PROCURE NESTE SITE

  • Facebook Aline Amorim Doula
  • Instagram - Aline Amorim Doula