Depoimento Carolina Vasconcellos – Parto Natural Hospitalar


Bom dia queridos!

Hoje compartilho com vocês o depoimento da Carol sobre o meu acompanhamento. Decidi compartilhar o depoimento dela também como postagem no blog porque achei a sinceridade da Carol muito linda!

Ela já tinha me contado tudo isso no encontro pós parto e nós duas nos emocionamos juntas.

Obrigada Carol por tudo!!!

"Desde o momento em que eu e meu marido decidimos engravidar, uma certeza já tínhamos, teríamos nosso filho de parto normal!

Durante todo o tempo eu buscava informação: livros, artigos científicos, relatos de parto em blogs, grupos virtuais em redes sociais...e fui descobrindo um mundo novo. Aprendi que eu não precisava (e nem deveria) aceitar determinadas intervenções que até então eu acreditava serem “procedimentos padrão” para quem deseja parir, como a episiotomia e a manobra de kristeller, por exemplo. Entendi que apesar de ser uma opção, a anestesia não deveria ser minha primeira opção no controle da dor; havia outras formas de manejá-la. Percebi o quanto de intervenções dolorosas e desnecessárias são realizadas com o recém-nascido. Enfim, percebi que não me bastaria apenas parir; eu queria parir da forma mais natural possível, eu queria ser respeitada durante meu trabalho de parto e, mais do que tudo, eu queria que meu filho chegasse ao mundo se sentindo acolhido e amado.

Dito isto, eu conclui que precisaria de uma doula!

Mas a conclusão não chegou tão rápido assim. Eu era resistente à figura da doula, confesso! Achava que me sentiria desconfortável dividindo um momento tão íntimo com uma “estranha” e desacreditava que alguém que não fosse enfermeira ou médica pudesse me ajudar nesta hora. Na verdade, eu desconhecia o que era uma doula e a importância de seu trabalho!

Foram os relatos de duas amigas que pariram de forma natural e que tiveram a assistência de uma doula que me convenceram a procurar por uma.

Com 29 semanas de gestação, encontrei a Aline!

Nesta “altura do campeonato”, achei que a Aline era apenas a “última peça do meu quebra-cabeça gestacional”! Afinal, já tinha achado um GO bacana, tinha aprendido tudo sobre parto, estava muito segura das minhas decisões...Quanta ilusão! rsrs

Os encontros pré-parto com a Aline me fizeram perceber que nem tudo estava tão perfeito assim. Ela me fez abrir os olhos para tudo aquilo que eu não enxergava ou que eu não queria enxergar em relação à equipe que me acompanharia. Ela me confrontou e fez com que eu me questionasse sobre minhas decisões. E, devo dizer, que tive raiva da Aline nesse momento! Raiva porque eu não admitia estar errada, eu não admitia que havia deixado tantos detalhes importantes passarem despercebidos...eu que sempre fui tão segura, tão assertiva, me via ali cheia de dúvidas, sem respostas, sem argumentos para seus questionamentos! A partir daí, então, comecei a construir um novo caminho...parei para pensar, coloquei meu marido junto a mim e resolvi não só mudar de equipe médica, mas também tomar as “rédeas” da situação, assumir de vez o papel de protagonista.

Hoje, vejo claramente que o acompanhamento da Aline, como doula, foi fundamental para que eu tivesse o parto natural que eu desejei e para que meu filho fosse respeitado na sua chegada como sonhei. Toda informação assimilada em nossas conversas, nas idas às reuniões do Ishtar, nos grupos moderados por ela em redes sociais fizeram de mim e do meu marido pessoas mais confiantes e capazes de fazer valer nossas vontades.

Muitas pessoas (inclusive eu, no começo de tudo) resumem o papel da doula como uma “mera acompanhante profissional que sabe fazer massagem para aliviar a dor”, sem perceber a grandeza de seu trabalho, o qual começa no pré-natal e caminha até o puerpério. Orientar formas não-farmacológicas de alívio da dor é apenas uma pequena parte de tudo que uma doula pode fazer por você!

A minha me deu a oportunidade de ter um parto digno, sem violência e repleto de carinho! Obrigada, Aline! Eu, Demétrio e César sempre seremos gratos a você!"


#partohumanizado #partonatural #riodejaneiro #rj #doula #educadoraperinatal #consultoraemamamentação #alineamorim

6 visualizações

PROCURE NESTE SITE

  • Facebook Aline Amorim Doula
  • Instagram - Aline Amorim Doula